O álcool, se visto como alternativa para a geração de empregos em um país com excesso de mão de obra, como o Brasil, pode gerar divisas internas e economia com a importação de combustíveis fósseis.
Deve-se salientar o aspecto ambiental, visto que o álcool gera menor quantidade de resíduos tóxicos, contribuindo, dessa forma, para um controle da poluição do globo terrestre.
Como combustível, o álcool pode ser utilizado em motores de ciclo Otto ou Diesel. Nos do ciclo Otto, ele pode ser misturado com a gasolina, na forma de álcool anidro, ou puro, na forma de álcool hidratado.
Em motores diesel, ele pode ser utilizado de quatro formas, ou seja: mistura de álcool com emulsificantes; mistura de álcool com o óleo diesel; em motor com duplo sistema de injeção, um para o álcool e outro para o óleo diesel; e na instalação de sistema de carburação para misturar o álcool ao ar aspirado pelo motor. O álcool hidratado carburante apresenta teor alcoólico de 93,8% em peso de etanol e o restante em água. Ele é usado puro como combustível em motores de combustão interna.
Benefícios poderão ser obtidos como:
• Redução na emissão de poluentes para a atmosfera;
• Necessidade de mão de obra na produção, o que permite oferecer mais empregos;
• Fonte de renda para o setor agropecuário;
• Redução na agressão da camada de ozônio;
• Ao contrário do que acontece com os combustíveis tradicionais, que um dia irão acabar, o álcool é uma fonte renovável, pois a sua produção depende apenas de se possuir uma área de terra apropriada para o cultivo da cana e da construção de unidades de destilação.
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Por Daniela Guimarães.